A veterinária e suas áreas

fevereiro 1, 2010 | In: veterinária

Procurando um espaço no mercado da medicina veterinária? Saiba em quais áreas você pode se arriscar…
Acupuntura veterinária – tratamento de doenças através da aplicação de agulhas, geralmente em animais de pequeno porte (cães e gatos).

Anestesiologia veterinária – uso de anestésicos para aliviar dores e fazer cirurgias.

Bem-estar e comportamento animal – especialista no estudo da interação entre os animais e seu ambiente e também com outros animais, de espécie igual ou diferente.

Clínica e técnica cirúrgica – preparo de animais para operações e realização de cirurgias.

Clínica médica de grandes animais – atendimento de ruminantes, eqüídeos e suínos, diagnosticando doenças e acompanhando tratamentos.

Clínica médica de pequenos animais – atendimento de cães, gatos, roedores, aves e peixes, diagnosticando doenças e acompanhando tratamentos. O profissional pode se especializar em Cardiologia, Dermatologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia.

Ecologia e gestão ambiental – atuação em empresas e órgãos públicos, elaborando projetos de desenvolvimento sustentável e estratégias de atuação a fim de preservar o ambiente.

 Economia rural e gestão de agronegócio – administração de empresas que produzem, manufaturam e comercializam produtos de origem animal.

 Farmacologia e terapêutica – especialista na elaboração de medicamentos e tratamentos de uso veterinário.

 Fisiologia e endocrinologia veterinária – estudo das atividades vitais e glândulas dos animais.

Genética e Melhoramento Animal – pesquisa de melhoria genética, principalmente de rebanhos, como bovinos, para alcançar bons resultados na reprodução de animais produtores de alimentos e insumos.

 Homeopatia veterinária

 Inspeção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos de origem animal – responsabilidade por vistorias em indústrias e locais de produção de insumos de origem animal (carnes, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados)

Medicina e produção de animais aquáticos – criação de animais como peixe, camarão e lagosta.

Medicina e produção de animais de laboratórios – criação de animais utilizados em experiências em laboratórios, como ratos e coelhos.

Medicina e produção de animais silvestres – criação em cativeiro, principalmente para preservação da espécie, de animais como jacarés, capivaras e tartarugas.

 Medicina veterinária legal – especialista em necropsia de animais para estudo para descobrir o motivo da morte.

Medicina Veterinária Preventiva – profissional que atua na prevenção de doenças em animais, podendo trabalhar com saúde pública, epidemiologia, zoonoses e planejamento em saúde animal, doenças infecciosas ou parasitárias e vigilância sanitária.

 Microbiologia veterinária – pesquisas em laboratórios de vírus, bactérias, micróbios e outros seres microscópicos.

  Morfologia veterinária – pesquisa das estruturas dos animais, como anatomia, histologia (tecidos), citologia (células) e embriologia.

 Nutrição animal – elaboração de dietas alimentares para animais, principalmente os ruminantes e eqüídeos. O profissional pode se especializar também em agrostologia.

 Parasitologia veterinária – estudo e prevenção de doenças causadas por parasitas.

 Patologia clínica veterinária – pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças em animais.

 Patologia veterinária – estudo de doenças em animais, podendo ser especializado em anatomia patológica, histopatologia e ornitopatologia.

 Produção animal – acompanhamento de produções animais, como bovinocultura, bubalinocultura, caprinocultura, ovinocultura, equideocultura, suinocultura, avicultura, cunicultura, apicultura, sericicultura e estrutiocultura.

 Radiologia e diagnóstico por imagem veterinária – diagnóstico de doenças através de ultra-sonografia, ressonância magnética, tomografia e videolaparoscopia.

 Reprodução animal – desenvolvimento de pesquisas de reprodução nas áreas de andrologia, inseminação artificial, ginecologia e obstetrícia veterinária, produção “in vitro” de embriões, clonagem animal, transgênese animal, fisiologia e manejo reprodutivo.

 Tecnologia de produtos de origem animal – estudo de tecnologias para melhorar a produção de insumos, como carnes, leite, ovos, mel e seus derivados.

 Toxicologia Veterinária – pesquisa de substâncias tóxicas e venenos.

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 nov. 2003. Seção 1, p. 263. Disponível em:
 http://www.cfmv.org.br

7 Responses para A veterinária e suas áreas

Avatar

CESMAR SOTKEVICIENE MOURA

fevereiro 3rd, 2010 às 17:06

MUITO BOM E MUITO INSTRUTIVO O SITE! ALÉM DE ESCLARECEDOR, O QUE AJUDA MUITO O ACADÊMICAO DE VETERINÁRIA A CONHECER AS ÁREAS EM QUE PODE ATUAR, COMO O VESTIBUANDO A SE DECIDIR POR QUE CARREIRA DESEJA SEGUIR!
PARABÉNS!

Avatar

Clívia Nyström

fevereiro 4th, 2010 às 1:46

Gostei muito do site, vocês estão de parabéns!
Esse tipo de site ajuda muito aos veterinários e acadêmicos, com informações de concursos e com espaço para tirar dúvidas com veterinários.
Simplismente adorei o site.
Parabéns!

Avatar

Carol

março 4th, 2010 às 18:02

Tenho dúvidas. Achei muito interessante as áreas de Bem-estar e comportamento animal e de Homeopatia Veterinária. Existe algum curso específico dessas duas áreas ou para ambas é necessário fazer a graduação em Medicina Veterinária?

Avatar

Raíssa

outubro 11th, 2010 às 17:55

Gostei do site!ajudou bastante a mim e a minha amiga em uma pesquisa de escola^^

Avatar

beatriz

novembro 8th, 2010 às 14:40

quero fazer de animais pequenos.
asuahushauhs
caes , gatos e outros
mais tenho medo de nao gostar

Avatar

Renan

setembro 19th, 2011 às 12:16

Muito bom, pensava uma coisa bem diferente da medicina veterinaria, agora eu sei q esse curso e o q eu quero e vou buscar, abraços a todos..

Avatar

Susu

fevereiro 5th, 2012 às 2:28

Gostei mto…. tow qrendo fazr veterinária e precsava dssas dks importants q vcs deram…… gstei mto do site….. vlw por terem me ajudado………….

Comente